Publicado por:
Erico Rafael
O Percurso de Um Jovem Modelista À Design de Superfície

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

O Percurso de Um Jovem Modelista À Design de Superfície

ERICO RAFAEL CALINALWAN DA SILVA

Orientador: Nara Rocha

Resumo

O referido memorial Acadêmico descreve o caminho percorrido pelo discente Erico Rafael Calinalwan da Silva, advindo do curso técnico, os desafios encontrados a persistência na vida e o anelo por alcançar a Universidade Publica e por trilhar e explorar o Universo da moda e se tornar um profissional da área fazendo parte do mercado têxtil e suas tecnologias.

Palavras-chave: Modelista ; Estampa; Sublimação; Rapport : Design de Superfície.

Abstract

The aforementioned Academic memorial describes the path taken by the student Erico Rafael Calinalwan da Silva, arising from the technical course, the challenges encountered in persisting in life and the desire to reach the Public University and to tread and explore the universe of fashion and become a professional part of the textile market and its technologies.

Keywords: Pattern maker; Print; Sublimation; Rapport : Surface Design.

Introdução

A dissertação deste memorial tem como propósito descrever o percurso traçado do ensino técnico a Universidade ao curso em Bacharel em Design pela UFPE. De modo que apresento relatos das principais atividades e conhecimentos obtidos nesse trajeto, dos quais contribuíram de modo pessoal e profissional. Onde despertei interesse no campus anos depois do ensino médio. Posso discorrer que cresci em meio aos retalhos de tecido, e que me encontrava aos pés da máquina de costura da minha Avó, ainda não imaginava que um dia isso se tornaria minha paixão e consequentemente introduzira-me no mundo da moda.  

 Algo que tentaria fugir por anos até então me deparar com o curso técnico em Modelagem do Vestuário, lá resgatei habilidades as quis havia abandonado logo com o término do ensino médio, e que há muito não praticava o desenho manual. Na Adolescência me questionava que profissão seguiria, ou que faculdade tentaria ingressar, tentei alguns vestibulares mas não me encontrava, e após refletir muito vi um anuncio na televisão de um curso técnico fui até o local e me inscrevi para fazer a prova , mesmo sabendo que teria uma responsabilidade a encarar, trabalhar durante o dia e estudar a noite mas a oportunidade me impulsionava. De fato certo ou  tarde ingressaria para esse mundo, e não demorou muito após a conclusão do curso Técnico iniciei uma Faculdade porém o destino fez com que pausasse e desse continuidade a esse sonho, um acidente me afastou da vida acadêmica e tive que esperar três longos anos até Ingressar novamente só que agora pela Universidade Federal no curso em bacharel em Design 2018.2 onde estou andamento. Minha formação Técnica me possibilitou trabalhar na área de Modelagem, onde obtive outros conhecimento. Que no discorrer do trabalho será apresentado como também experiências profissionais e o meu interesse em alcançar uma carreira acadêmica 

Resumo de Tudo antes de ingressar na Universidade.

Nascido de um parto Cesário no Hospital Menino Jesus no município de Palmares-PE no ano de 1990, 16 de abril. Recebi de minha mãe o nome Erico Rafael e Calinalwan deveria ser o sobrenome advindo do meu pai Rodolfo Calinawan ( in memoriam ).Mas quis o destino assim, o mesmo faleceu sem ao menos me registrar onde foi dado como morte presumida após sumir em uma tempestade em alto mar no navio cargueiro Filipino  á qual trabalhava. Logo cedo aprendi a lidar com as temperes da vida, e fiquei sobre os cuidados de minha avó materna e uma madrinha que custeou minha educação ainda pequeno até chegar ao ensino fundamental  I .Cresci achando que educação ou escola boa era coisa de rico ou de alguém com uma família estruturada. A minha Avó que já tinha uma certa idade e também não tinha emprego com carteira assinada e ainda sofria com sua deficiência auditiva algo acompanhava desde que nascerá foi quem lutou e passou noites em cima de uma maquina até altas horas tudo para trazer o sustento de casa, enquanto isso eu picotava os retalhos que caiam da maquina e de vez em quando fazia camisas para os bonecos de animes que tinha n época. Quando ela se aposentou e isso ocorrera quando já maior de idade e com um filho pequeno de 2 anos, nos mudamos à Caruaru, onde comecei a trabalhar em uma sapataria local e na primeira oportunidade entrei para o curso Técnico em Modelagem do vestuário, no qual me formei e quis então seguir com os estudos mas tive uma pausa em 2015 por conta de um grave acidente que sofre quando na ocasião livrei meu filho de ser atropelado. O Acontecido resultou  em uma fratura exposta da perna , ainda no mesmo ano compareci a colação de grau do Curso Técnico ainda com o fixador externo. Ainda me recordo que mesmo afastado do trabalho iniciei um projeto o qual visava desenvolver um vestuário ou ajustes capazes de facilitar o dia-a-dia de pessoas com deficiência física ou vitimas de uma condição temporária que dificultava o processo de vestir e locomover-se e ter acessibilidade na ocasião adaptei algumas calças e bermudas introduzindo zíper na lateral e velcros, trabalhei como Modelista até 2019  onde mergulhei  na área de Design de superfície  e atuo até os dias de hoje.

Imagem 1 — colação de grau
colação de grauO autor (2015)

Imagem 2 — colação de grau
colação de grauO autor (2015)

formação tecnica  em modelagem do vestuário 

Vivenciei em 2012  Instituto de tecnologia de Pernambuco (ITEP), uma jornada que me introduziria no mercado e despertaria de forma intensa a minha paixão pelo mundo da moda e seus afins. Logo  metodologia de criar uma peça e as técnicas de moulagem e de modelagem , aliadas ao desenho foram se destacando, uma vez eu fazia sem tanto conhecimento na infância e observara a minha Avó  em suas atividades de corte e costura, entretanto o curso agregou ainda mais essa experiência.

Vivendo e aprendendo 

Experimentos 



Após minha longa recuperação voltei ao mercado de trabalho e como Modelista foi trabalhar em uma fábrica de Confecção em Jeans Wear no Salgado, substituindo a Modelista titular que se ausentará iniciando um curso de especialização no seguimento, ali passei alguns meses aprendendo e pondo em pratica o que aprenderá. Em seguida mudei para o seguimento infantil, uma fábrica de roupas bebê e infantil onde aprendi o processo de montagem de uma peça através das células de costura. adquirir também a pratica de calcular a minutagem e o tempo gasto na execução daquela peça. O processo de aprendizagem foi gradativo.

No decorrer de um ano e meio recebi o convite de ir trabalhar em uma empresa onde seu principal produto era a camisaria masculina, e integrar a equipe de Designers que produziam as suas coleções, não hesitei e fui, afim de obter mais conhecimento e alavancar minha carreira. Tinha como objetivo traçar uma carreira dentro da empresa porem o tempo que pretendia ficar foi abreviado e segui em uma empresa do mesmo nicho, e na ocasião preenchi a vaga de encarregado do corte industrial desenvolvendo uma nova função complementa.

 Graduação em design 

De todos até o presente o trajeto mais difícil e enriquecedor, ainda em andamento o curso teve inicio no 2º semestre de 2018, (2018.2) na Universidade Federal de Pernambuco UFPE, sem dúvidas um objetivo alcançado após muitos obstáculos enfrentados e superados, com outros propósitos, casado e agora com dois filhos passei a me dedicar ainda mais, mesmo com uma rotina onde sairá do trabalho direto pra faculdade e chegando em casa muitas vezes na calada da noite e encontrando os filhos em seus quartos não hesitei em continuar essa jornada. Onde meu aporte veio da formação anterior nas mais diversas cadeiras do curso.

3.1 A carreira de Design de Superfície

O trabalho na área surgiu em 2019, na oportunidade e me integrei ao quadro da empresa RED (Rei da Estampa Digital) voltada ao setor de Sublimação¹ e  impressão Digital, nesta fase cursava o 3º período, mas já atuava como designer atendente onde utilizava os principais softwares de edição PS / AI / CDR e CAD(Audaces), era responsável pela conferencia e finalização da arte, como também atender os respectivos clientes e desenvolver a estampa solicitada. Fui ganhando espaço até conquistar a vaga de Designer Sênior.

 A sublimação é um processo simples, no tocante à necessidade de equipamentos e processos. Basicamente, o processo de sublimação ocorre quando prensamos um papel contendo uma impressão feita com tinta sublimática de encontro ao substrato, por um tempo determinado e à uma temperatura específica, normalmente acima de 200⁰C. neste ambiente, o corante, seco no papel, sublima, passando diretamente para o estado gasoso. Como a superfície a ser tingida está também aquecida, o corante, agora vapor, acaba por se ligar permanentemente à ela. Quando finalizamos o processo de aquecimento e prensagem, o conjunto resfria, aprisionando o corante permanentemente.

RODRIGUES,Cassio.O que é Sublimação Digital.

ICR-Instituto Cassio Rodrigues,2015.Disponível  em                                                     http://www.cassiorodrigues.eng.br/index_arquivos/o_que_e_sublimacao.html

________________________

¹ Sublimação é o processo onde um material passa do estado sólido 

diretamente para o estado gasoso, sem passar pelo estado Líquido.

 O Inverso se chama também sublimação

Equipamentos e Softwares utilizados nas empresas para produção em grandes formatos.

Imagem 3 — Plotter S1300
Plotter S1300O autor (2021)

Imagem 4 — Calandra Y1800
Calandra Y1800O autor (2021)

Imagem 5 — Neo Stamp 09
Neo Stamp 09O autor (2021)

Conceito Design de Superfície

De acordo com Ruthschilling³ (2008), o design de Superfície projeta propriedades capazes de revestir os objetos e se define como: 

Uma atividade criativa e técnica que se ocupa com a criação e desenvolvimento de qualidades estéticas funcionais e estruturais, projetadas especificamente para constituição ou tratamentos de superficies, adequados ao contexto 

Referências

CoelhoBeatrizCitação diretadiferença entre citação curta e citação longa nas normas da ABNTBlog Mettzer. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://blog.mettzer.com/citacao-direta-curta-longa/. Acesso em: 10 mai. 2021.

CoelhoBeatrizConclusão de trabalho: um guia completo de como fazer em 5 passosBlog Mettzer. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://blog.mettzer.com/conclusao-de-trabalho/. Acesso em: 10 mai. 2021.

CoelhoBeatrizIntrodução:aprenda como fazer para seu trabalho acadêmicoBlog Mettzer. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://blog.mettzer.com/introducao-tcc/. Acesso em: 10 mai. 2021.

DMITRUKHilda Beatriz (Org.)Cadernos metodológicosdiretrizes da metodologia científica. 5 ed. Chapecó: Argos, 2001123 p.

MettzerO melhor editor para trabalhos acadêmicos já feito no mundoMettzer. Florianópolis, 2016. Disponível em: http://www.mettzer.com/. Acesso em: 21 ago. 2016.

NaínaTumeleroTCC pronto em apenas 5 passosdo início à defesa. 2019. Disponível em: https://blog.mettzer.com/tcc-pronto/. Acesso em: 11 mai. 2021.

Trabalhos mais lidos