UNIVERSIDADE PAULISTA
Gestão Financeira
JBS
Orientador: Rildo Lima
O Projeto Integrado Multidisciplinar I em Gestão Financeira, tem como objetivo ampliar os conhecimentos do aluno em suas matérias lecionadas através de pesquisas sobre a empresa JBS em seu ramo de atuação, analisando a sua estrutura administrativa, tipo de comunicação e tecnologia da Informática.
Palavras-chave: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial, Tecnologia da Informação, JBS
The Multidisciplinary Integrated Project I in Financial Management aims to expand the student's knowledge in the subjects taught through research on the company JBS in its field of activity, analyzing its administrative structure, type of communication and IT technology.
Keywords: Fundamentals of Administration, Business Communication, Information Technology, JBS
O trabalho que estará sendo apresentado a seguir, trata-se de uma análise sobre a maior empresa de Proteína no Mundo e tem como objetivo correlacionar a forma que a organização opera com as disciplinas lecionadas no primeiro bimestre como: “Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática”. Mostrando na prática os materiais compreendidos. A pesquisa irá relatar informações baseadas no estudo feito correlacionando-as com as matérias do curso, demonstrará práticas utilizadas pela empresa, que foram aprimoradas com o passar do tempo desde sua fundação, a transformou hoje na maior empresa do ramo de Proteínas do Mundo. Foram utilizadas metodologias de pesquisa de através de sites da Companhia, descritiva, e bibliográfica para fundamentar o desenvolvimento do trabalho.
- Questão de pesquisa
Ao examinar os aspectos organizacionais, relacionados às seguintes disciplinas: (I) Fundamentos da Administração; (II) Comunicação Empresarial; e (III) Técnicas de Informática, como pode ser descrita a gestão na (organização escolhida como objeto de estudo)?
A JBS conta com uma gestão de hiper foco na eficiência, sendo ela operacional ou inovadora. Girando em conforme com as leis e os regulamentos ambientais uma vez que ambos são abordados com prioridade. Seu foco, é manter um estilo de melhoria contínua, contando com um plano anual de investimentos para tais melhorias ambientais. Como toda grande empresa conta com uma gestão de riscos, que possui como tarefa primordial identificar, avaliar e monitorar os riscos financeiros de todas as operações da JBS.
A JBS com quase 70 anos de história é uma multinacional de origem brasileira, reconhecida como uma das líderes globais da indústria de alimentos. Sua sede fica lozalizada na cidade de São Paulo, a Companhia está presente em mais de 20 países.
Os mais de 250 mil colaboradores seguem as mesas diretrizes em realação aos aspectos de sutentabilidade - econômica, social e ambiental –, inovação, qualidade e segurança dos alimentos, adotando as melhores práticas, com base em sua Missão e Valores.
Com um portfólio de produtos diversificado, conta com opções que vão desde carnes in natura e congelados até pratos prontos para o consumo, comercializados através de marcas reconhecidas no Brasil e no exterior, como Friboi, 1953, Swift, Seara, Seara Gourmet, Doriana, Massa Leve, Pilgrim’s Pride, Swift Prepared Foods, Primo, entre outras. A JBS também atua com negócios correlacionados, como couro, biodiesel, colágeno, envoltórios naturais, higiene pessoal e limpeza, embalagens metálicas, transportes e soluções em gestão de resíduos, reciclagem, operações inovadoras e que promovem também a sustentabilidade de toda a cadeia de valor do Negócio.
Maiores concorrentes da JBS no Mundo:
No ano de 2017 a empresa JBS foi envolvida em um dos maiores escandalos de propina do Brasil.
Joesley Batista, que na época era o presidente da J&F, holding controladora da JBS, teria gravado o presidente Michel Temer (PMDB) dizendo a ele “tem que manter isso, viu?”, aparentemente sobre uma mesada milionária paga ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), preso.
Nos meses que se seguiram, o Presidente Temer foi denunciado por corrupção passiva pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, os irmãos Batista ( filhos de José Batista Sobrinho fundador da JBS ) foram presos, as empresas do grupo J&F (J&F Investimentos é uma holding brasileira criada em 1953 pertencente a família Batista e que controla empresas como a JBS, Eldorado Celulose e outras e é sediada na cidade de São Paulo no Brasil ) perderam valor, receberam multas bilionárias, venderam ativos e renegociaram dívidas.
Depois de superar a maior crise de reputação da historia a JBS vive seu melhor momento, sendo considerada a maior empresa de alimentos do mundo, encerrou o terceiro trimestre de 2022 com receita líquida recorde de R$ 98,9 bilhões. A empresa encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 4 bilhões, em linha com o apurado no 2T22.
Segundo CHIAVENATO, 2004. - Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
Abaixo encontramos elementos da administração com a reunião das competências necessárias para o entendimento e a aplicação da gestão administrativa.
Planejamento
Organização
Direção
Controle
Chamamos de Organização um grupo de pessoas que trabalham em busca de objetivos comuns, nem sempre são empresas. As Organizações são divididas em 3 setores, que são:
• 1° setor: Iniciativa pública, formadas pelos governos municipais,
estaduais e federais. Este setor é responsável por oferecer às pessoas os serviços básicos e fundamentais para a vida em sociedade, como saúde, educação, transporte, segurança, habitação etc.
• 2° setor: Iniciativa privada, constituido pelas empresas que possuem
fins lucrativos, podendo ser do setor agropecuário, industrial, comercial ou de serviços. Essas empresas podem ser individuais constituida por apenas um empreendedor, podem ser sociedades anônimas que são empresas com capital aberto que tem a possibilidade de negociação de suas acões em bolsas de valores e podem ser sociedades limitada, que é utilizada quando a empresa é formada por um numero reduzido de sócios.
• 3° setor: São formados por entidades que defendem os interesses comuns , da sociedade ou de grupos sociais, não fazem parte do Governo e não possuem fins lucrativos essas entidades são conhecidas como ONGs . Alguns exemplos de Organizações de 3º Setor são fundações, Associações, Coorperativas, Igrejas, Sindicatos e tanta outras evtidades filantrópicas.
A Companhia JBS é classificada como uma Organização do 2º setor. Sua sociedade anônima é estruturada em uma base organizacional composta por: Assembleia Geral, Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal. Vale lembrar que, nos termos do § 1º, art. 4º, da referida lei, somente podem ser negociados no mercado de valores mobiliários os títulos de emissão da companhia registradas na CVM. Desta forma, resta evidente o poder de fiscalização e controle da CVM nas sociedades mercantis, ao passo que somente uma instituição financeira devidamente registrada junto ao órgão pode operar no mercado de bolsa de valores.
A empresa JBS, é uma sociedade anônima de capital aberto, tendo como seu principal ramo seus frigoríficos apesar de não deixar de atuar em outros diversos setores relacionados.
A relação entre empresa com o seu ambiente nunca foi tão intensa como nos dias atuais. Deve fazer parte dos objetivos da organização as quatoes sociais, não so internamente, como também com a sociedade onde a empresa está inserida. A sociedade esta cada vez mais atenta as ações das empresas e como essas ações pode afetar a vida de cada um, seja com questões de esgoto , lixo e crescimento desordenado, como também a poluição de ar e água. As empresas podem contribuir diretamente ou indiretamente financiando projetos e ajudando ONGs, contribuindo com implantação de atividades sociais como educação, moradia, lazer e saúde. Essa iniciativa traz uma imagem muito positiva para a empresa e influência em sua posição favorável de mercado.
O administrador é responsável por planejar, organizar, gerenciar, liderar e controlar uma ou mais estruturas de uma empresa. Esses profissionais são responsáveis pelas metas e objetivos a serem alcançados, coordenando as ações necessárias para garantir os melhores resultado para a empresa.
De acordo com o nivel de atuação na organização , os gestores são classificados como:
Primeira linha: situam-se no plano base da pirâmide organizacional, nível mais baixo da gerência ( supervisores que coordenam trabalhadores Operacionais )
Gestores médios: situam-se no nível intermediário da pirâmide, são responsáveis pelos gestores de primeira linha e em alguns casos são responsáveis pelo gerenciamento direto de trabalhadores Operacionais.
Altos Gestores: situam-se no topo da pirâmide são conhecidos como Presidentes ou vice - Presidentes ou CEO (Chief Executive Officer),são responsáveis pelo direcionamento estratégico global da organização e por seus recursos disponibilizados.
A empresa JBS tem uma estrutura de governança que é formada pelo Conselho de Administração, pela Diretoria Global de Compliance, por um Conselho Fiscal permanente e por comitês de assessoramento ao Conselho de Administração, que atuam em temas estratégicos para a empresa: Sustentabilidade, Auditoria, Financeiro e de Gestão de Riscos, Governança e Partes Relacionadas.
Existem ainda três áreas estratégicas, subordinadas à Presidência Global: Qualidade e Segurança dos Alimentos, Suprimentos, Recursos Humanos e Centro de Excelência e Inovação.
O mais alto orgão de governança é o Conselho de Administração e encerrou 2019 com nove membros, sendo quatro independentes, acima do definido pelo regulamento do Novo Mercado da B3 – segmento no qual a JBS tem suas ações negociadas e é composto por empresas comprometidas a cumprir práticas de governança corporativa adicionais às exigidas pela legislação. Os conselheiros, eleitos em assembleia geral de acionistas para mandatos unificados de dois anos, são responsáveis por, entre outras questões, determinar as políticas e diretrizes dos negócios, assim como compromissos econômicos, sociais e ambientais.
O Conselho de Administração e a Presidência da JBS são exercidas por profissionais diferentes e a remuneração fixa mensal é baseada no desempenho de suas funções. Não há pagamento de benefícios diretos e indiretos ou participação nos resultados. Já a remuneração das demais lideranças da JBS se baseia em indicadores de desempenho, a fim de incentivar o crescimento sustentável da organização, em médio e longo prazos, e a conquista de metas de curto prazo. Os valores são comparados periodicamente com os praticados pelo mercado, mediante pesquisas e alinhados aos interesses da Companhia e de seus acionistas.
Para um bom desempenho como gestor, o administrador deve desenvolver habilidades necessárias para o trato organizacional e negocial. De forma geral, as características básicas de um bom administrador são:
• Liderança:
• Auto objetividade:
• Pensamento analítico:
• Comportamento flexível:
•Comunicação oral:
• Comunicação escrita:
• Impacto pessoal:
• Resistência ao estresse:
Os gestores da empresa JBS estão sempre à disposição dos membros da equipe para discutir qualquer assunto e reforçar a cultura de respeito na qual a Companhia se baseia.
A Companhia JBS conta com uma equipe de gestores experiente e com conhecimento de mercado, focada no crescimento das vendas, na otimização dos recursos e no aumento da eficiência das operações. A JBS é altamente profissionalizada e cada unidade de negócio possui uma administração própria. A seleção dos executivos é realizada considerando a experiência no setor e o alinhamento do profissional com os valores da companhia, como atitude de dono e foco no resultado.
A teoria clássica da administração teve seu desenvolvimento na Europa em decorrência da revolução industrial no século XX, foi criado pelo engenheiro Henry Fayol.
A teoria preocupa-se basicamente pela estrutura organizacional, podendo seus órgãos serem divididos na linha vertical(autoridade) e na linha horizontal (departamentalização) e em órgãos de staff e órgãos de linha. Segundo Fayol o administrador deve cumprir algumas funções, que são elas a de:
Enquanto na abordagem humanística o foco são as pessoas e não mais as tarefas e a organização. A teoria foi desenvolvida por Elton Mayo em decorrência da sua experiencia chamada de “Experiencia de Hawthorne” e tem como objetivo a humanização e democratização, deixando assim de lado a rigidez até então existente e enfatizando as pessoas como fonte principal de sucesso de uma organização.
Notava-se que as características pessoais de cada indivíduo influenciavam o ambiente de trabalho. Assim sendo a abordagem humanística a pioneira teoria administrativa a olhar mais atentamente as características e as necessidades dos seus colaboradores, vendo-os além do que simplesmente empregados. Segue abaixo um comparativo das diferenças entre elas para um melhor entendimento:
Teorias clássica
Teoria humanista
A empresa JBS utiliza da abordagem humanística com seus colaboradores, promovendo recursos para desenvolver o capital humano por meios de programas de capacitação, que tem como objetivo investir na mão de obra técnica qualificada e em programas para o desenvolvimento de pessoas.
A JBS trabalha com a política de portas abertas, pois acreditam que assim estimulam um relacionamento interpessoal, aumentando assim o diálogo entre gestores e suas equipes.
2.7 DA TEORIA BUROCRÁTICA À TEORIA NEOCLÁSSICA
De acordo com o filósofo Max Weber a teoria burocrática é sinônimo de eficiência. Os conceitos que são atribuídos como características da burocracia são:
• Caráter formal das normas
• Caráter formal das comunicações
• Divisão de trabalho
• Relacionamento interpessoal
• Hierarquização da autoridade
• Rotinas e procedimentos
• Competência técnica e mérito
• Especialização da administração
• Profissionalização
Agora a teoria neoclássica consiste em controlar o grupo, funcionários, colocar o pensamento de um objetivo comum, de uma forma que alcance as metas estabelecidas pela a organização. Uma empresa multinacional que preza a consistência, e que busca o melhor para atender os clientes, funcionários e investidores. Não peca nem pelo excesso e nem pela falta das disfunções burocráticas, algo que leva muito as empresas a ruínas nos momentos atuais.
No entanto a JBS, classifica como uma empresa neoclássica, pois acarreta os tipos de características citados anteriormente, por exemplo os diferentes tipos de cargos, onde é denominado os poderes. Cargos de baixo, médio e alto escalão: vendedor, supervisor, chefe de cozinha, gerentes, diretores, CEO, entre outros tipos de cargos. Uma organização do sistema aberto, que para ter o funcionamento precisa de funcionários para produzir, para administrar, obra-prima, material e energia elétrica.
O ciclo motivacional é a junção de etapas que explicam como a busca pela satisfação de necessidades influencia o comportamento do ser humano. Esse ciclo divide-se em: equilíbrio interno, estímulo/incentivo, necessidade, tensão, comportamento/ação, satisfação ou frustração.
O equilíbrio interno pode ser considerado o momento em que o colaborador está fazendo suas tarefas diárias conforme sempre acontece no cotidiano. Ou seja, até aqui não há imprevistos.
O estímulo, também chamado de incentivo, é uma condição interna ou externa que rompe o equilíbrio interno e gera uma necessidade.
Necessidade significa carência, portanto, é a sensação de que falta algo. Também é possível que essa sensação seja falta de autonomia.
A percepção de uma necessidade não atendida é o cenário perfeito para o surgimento de um estado de ansiedade ou estresse. Mas mesmo assim precisa manter o foco agir para cumprir com a tarefa.
Ao atingir um determinado nível de tensão, o indivíduo se sente inclinado a tomar alguma atitude para satisfazer a sua necessidade e resolver o problema, retornando ao estado de equilíbrio interno. Então o momento de tensão acaba.
Como qualquer atitude, a ação que o profissional fez na fase anterior do ciclo motivacional pode dar certo ou errado, trazendo satisfação ou frustração dependendo da escolha que ele fez. Uma vez que a necessidade tenha sido atendida, a tensão encerra-se e dá lugar ao sentimento de satisfação, retomando o estado de equilíbrio anterior (até que uma nova necessidade surja). Caso contrário, se a necessidade não for atendida, a tensão pode gerar resignação (quando o indivíduo se conforma com a situação) ou levar ao surgimento de um conflito.
Ao entender cada uma das fases, o gestor pode analisar como cada um dos profissionais age nessas situações determinadas para amenizar frustrações e melhorar a rotina do colaborador.
A motivação é disparada por uma necessidade. Nós, seres humanos, buscamos diversas maneiras para satisfazermos nossas necessidades. Nossos comportamentos nos trazem recompensas ou punições em diferentes graus.
Para a compreensão do comportamento humano, a motivação pode se ter como uma força interna que impulsiona as ações e comportamentos dos indivíduos. Auxilia a liderança e a gestão á compreender os comportamentos dos indivíduos e como eles são moldados por incentivos, sejam eles internos ou externos. Mediante á este entendimento, eles podem tomar as medidas de reforço ou eliminação de tais comportamentos.
A empresa JBS é formada por pessoas, por este motivo, seu foco é todo voltado ao desenvolvimento e aprimoramento de seus colaboradores. Oferece oportunidades de crescimento aos seus funcionários através de capacitações e promoções. Também há um comprometimento de melhorar a qualidade de vida de toda a equipe.
Além disto, contam com um Programa de Talentos Internos, consistido em oferecer aos funcionários uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento. A iniciativa capacita os profissionais e promove os que se destacam ao cargo de supervisor. Com o grupo JBS Foods possuindo operações em outros países, profissionais dedicados contam com uma boa chance de construir carreira internacional.
A Companhia acredita no valor do diálogo entre gestores e equipes e estimula o relacionamento interpessoal. Seus funcionários contam com assistência médica, odontológica, seguro de vida, previdência privada, vale transporte, vale refeição, entre outros benefícios.
Comunicação empresarial é algo necessário e que traz um panorama bem amplo sobre como deve ser a comunicação dentro da empresa, escrevendo, falando e atuando na mesma.
Assim, toda empresa deve estar pronta para ouvir e responder as dúvidas de seus clientes; Melhorando os relacionamentos com eles e conhecer as necessidades de cada um, pois é tão importante, que JBS criou um programa chamado; Compliance com intuito de fornecer um ambiente ético para seus colaborados, assim além de ter um ambiente melhor e mais formal para trabalhar, a comunicação dos colaboradores se tornam mais fácil
A comunicação interna é quando a empresa busca criar e ter um bom relacionamento com seus funcionários e outros públicos mais importantes.
A JBS atende 20 países com a média de 235 mil funcionários mantém a politica de transparência Internacional como sua maior ação de comunicação interna. Tanto que em 2018 na pesquisa de avalição governança empresarial e programas de compliance ficou entre as primeiras empresas que tiveram o conceito de bom/ótimo, com a implementação do programa “faça sempre o certo” , o canal “linha ética JBS” e a TRAC referência mundial; o TRAC é uma das mais importantes publicações da Transparência Internacional e tem os objetivos de estimular as empresas a adotarem padrões cada vez mais elevados de transparência e que estes compromissos anticorrupção possam ser conhecidos e cobrados pelo mercado e a sociedade em geral. Sendo assim recebendo a nota 8,1 bem acima da media das maiores empresas trazendo aos seus colaboradores e investidores mais confiança e estabilidade.
A comunicação externa cuida das informações e notícias da empresa distribuindo informações para; Televisão, jornal, revistas, rádios e principalmente a internet. Em 2018 foi também premiada com a placa “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, na categoria Pecuária Promovida pela Cecom (Centro de Estudos da Comunicação) e a revista Negócios da Comunicação. A JBS mantém um bom relacionamento entre as organizações e a mídia, além de contribuir para uma informação de melhor qualidade e maior transparência na comunicação , sua transparência e bom relacionamento com a mídia traz ótimo resultados empresariais, financeiros entre outros. Trazendo sete premiações de oito edições da placa “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, visando mais uma vez a confiança e estabilidade da empresa.
A comunicação interpessoal é uma forma de se comunicar com outras pessoas e que as empresas utilizam para se manter comunicado com os seus consumidores. A forma que a JBS usa para se comunicar com seus consumidores é através do compliance que é a forma de mostrar para os seus consumidores a transparência da empresa e como são corretos em suas diretrizes, assim eles mostram ao seus consumidores que o produto que eles industrializam são de alta qualidade, como consequência os clientes ficam seguros ao comprar produtos da industrializados pela JBS. o Programa " Faça sempre o certo " criado pelo Diretor Compliance Marcelo Proença com o objetivo de fiscalizar possíveis fraudes.
O serviço de atendimento ao consumidor é apresentado como um canal de comunicação entre a empresa e o cliente.
O SAC tem a finalidade de esclarecer dúvidas dos clientes referente aos produtos oferecidos, serve como solução fácil utilizada para fazer a ligação entre o cliente e a empresa, facilitando o atendimento aos seus clientes e colaboradores.
Com o objetivo de garantir a satisfação dos seus clientes , a empresa JBS tem um canal próprio especializado para cada marca que a empresa industrializa, neste espaço o cliente pode tirar suas dúvidas, fazer elogios, sugestões ou críticas.
Desde a década de 60, a Tecnologia da Informação está cada vez mais presente nas empresas. Atualmente, a tecnologia é de extrema importância para a comunicação, gestão, segurança de dados e também para otimizar o tempo usado para a realização de tarefas, diminuindo o retrabalho e gastos desnecessários.
O hardware corresponde aos componentes físicos do computador, ou seja, são as peças e aparatos eletrônicos que, ao se conectarem, fazem o equipamento funcionar. O software é a parte referente aos sistemas que executam as atividades, ou seja, são os programas e aplicativos que fazem com a máquina funcione.
A escolha dos melhores e mais adequados softwares é uma das decisões mais importantes nas organizações, sejam eles de sistemas e de aplicações para quaisquer tipos de computadores e infraestrutura de TI.
Deve-se pensar nas vantagens de se comprar o software ou desenvolver internamente o seu próprio quando se refere as aplicações.
O processador de texto é um dos softwares mais utilizados pelas organizações e pelas pessoas por se tratar de um aplicativo popular que permite os seus usuários criarem, editarem, revisarem e imprimirem textos através de ferramentas de criação e formatação de frases, expressões e parágrafos.
O processador de texto mais popular atualmente é o Microsoft word da Microsoft e o BrOffice. No entanto, já existem soluções de processadores de texto na própria nuvem da internet,como, por exemplo, o do Google Docs.
A JBS conta com uma imensa rede de computadores interna exclusiva para os seus colaboradores, essa rede é liberada somente no local de trabalho e em computadores registrados na rede (intranet) a qual faz conexão entre seus colaboradores locais e em filiais diferentes, além de se comunicar com a matriz, onde tem uma equipe especifica na área de TI para dar suporte a rede e sistemas. Outro meio de comunicação utilizado é o e-mail e outlook, pois é prático, ágil e seguro. A JBS utiliza os programas Microsoft Word para redigir os seus relatórios anuais, solicitação de serviços, produtos, memorando, formulários, ofícios, entre outros. O Excel para fazer planilhas e cálculos nas áreas de marketing, vendas, serviços, estoque, recursos humanos, organização das finanças da empresa, entre outros setores. Utilizam o Power Point para criar slides de programas de treinamentos, reuniões, palestras, seminários e logo marcas A JBS está presente nas mídias sociais, com suas páginas e seus perfis oficiais. A administração desse ambiente é uma responsabilidade da área de Comunicação Corporativa da JBS.
Diante da análise da empresa e todos os temas abordados nesse texto, conclui-se que a JBS é uma empresa que se preocupa com a sua Comunicação Empresarial e que investe na tecnologia da informação para que seu público e seus funcionários tenham acesso a informação e confiança na Empresa. Foi constatado que o as ferramentas utilizadas pela empresa estudada são de maneira satisfatória, assim como a comunicação integrada e a comunicação com o público externo. Desta forma, ao fim desse estudo , é possível colocar que, independentemente do modelo de gestão aplicado, este deve estar sintonizado com o processo de planejamento, execução e controle operacional , estruturado com base na missão da empresa, suas crenças e valores.
. (2023, Abril 03). (2023). https://www.jbs.com.br/relatorioanual2019/a-jbs-uma-empresa-global-de-alimentos/nossa-gente/.
. (2023, Abril 03). (2023). https://www.linkedin.com/pulse/o-que-%C3%A9-motiva%C3%A7%C3%A3o-humana-gustavo-gon%C3%A7alves.
. (2023, Março 30). (2023). https://gestaodesegurancaprivada.com.br/teoria-da-motivacao-o-que-e-e-quais-sao-as-teorias-motivacionais/.
. (2017). Introdução à computação: : hardware, software e dados. s. Rio de Janeiro. (2017). .
. (2014). Introdução à teorioa geral da Administração. (2014). .
. (2012). Introdução à Comunicação Empresarial. (2012). https://www.google.com.br/books/edition/INTRODU%C3%87%C3%83O_%C3%80_COMUNICA%C3%87%C3%83O_EMPRESARIA/LSxrDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover.
JBS. (2023, março 22). Alimentando o Mundo como que há de melhor. Brasil. (2023). https://jbs.com.br/.