E.e.e.p Professor Antônio Valmir
EXTRAÇÃO DE DNA DO MORANGO
Esse relatório tem como objetivo mostrar a extração de DNA do morango feita pelos alunos do 1º ano de logística no dia 13 de outubro de 2022.
Palavra chave : Dna
Uma das razões de se trabalhar com morangos é que eles se prestam muito bem àextração de DNA, porque são muito macios e fáceis de homogeneizar. Morangos maduros também produzem pectinases e celulases, que são enzimas que degradam a pectina e a celulose (respectivamente), presentes nas paredes celulares das células vegetais. Além disso, os morangos possuem muito DNA: eles possuem 8 (oito) cópias de cada conjunto de cromossomos.
O DNA irá surgir na forma de uma “nuvem” na mistura. O DNA se formará na parte que separa as duas camadas ou fases. Com o palito é possível “pescar” o DNA, ou mesmo utilizando um bastão de vidro, pois o DNA se adere facilmente ao vidro.
Nesse experimento, as células são lisadas por esmagamento, libertando todo o conteúdo celular. Os íons positivos (Na+) do NaCl neutralizam a carga negativa do DNA. O laurel sulfato de sódio, presente no detergente, desestruturam as moléculas de lipídios presentes nas membranas. O DNA é insolúvel em álcool e deste modo se separa e devido sua menor densidade flutua na interfase da solução.