Publicado por:
Nara Costa
EXTRAÇÃO DE DNA DO MORANGO

E.e.e.p Professor Antônio Valmir

EXTRAÇÃO DE DNA DO MORANGO

Adryan da Costa Silva

ANNA VITÓRIA ROCHA LIMA

João Victor quintela de Oliveira

Karen Alves Martins

Lara de Menezes Araújo

MIKAELLY rayane dias Rocha

Nara Lízia Moreira da Costa

Objetivo

Esse relatório tem como objetivo mostrar a extração de DNA do morango feita pelos alunos do 1º ano de logística no dia 13 de outubro de 2022.

Palavra chave : Dna

Introdução

 Uma das razões de se trabalhar com morangos é que eles se prestam muito bem àextração de DNA, porque são muito macios e fáceis de homogeneizar. Morangos maduros também produzem pectinases e celulases, que são enzimas que degradam a pectina e a celulose (respectivamente), presentes nas paredes celulares das células vegetais. Além disso, os morangos possuem muito DNA: eles possuem 8 (oito) cópias de cada conjunto de cromossomos.

Materiais 

  • morangos
  • ‭1 saco plástico‬
  • ‭Peneira‬
  • ‭Álcool 70%
  • ‭2 Recipientes
  •  ‭Detergente (sem cor)‬
  • ‭Sal 
  • ‭Palito de madeira 








Passo a passo 

  1. Selecione 3 morangos e tire os cabinhos verdes
  2. Coloque os morangos dentro de um saco plástico e pressiona-los com os dedos até obter uma pasta quase homogênea. Transferir a pasta de morango para o corpo.
  3. Em um recipiente mistura 150 ml de água, uma colher de detergente e uma colher de sal de cozinha mexer bem com bastão de vidro porém devagar para não fazer espuma.
  4. colocar cerca de 1/3 da mistura da água sal e detergente sobre o morango misturar levemente com bastão de vidro. (OBS: nessa parte vimos que o sal estava com prazo de validade vencido e tivemos que refazer.)
  5. Colocar a peneira sobre um copo e passar a mistura pela peneira para retirar os pedaços de morango que restam.
  6. Colocar 3 dedos do líquido em um Tubo de ensaio.
  7. Despejar sobre tubo de ensaio Dois volumes de algo comum não misturar álcool com a solução aguardar cerca de três minutos para O DNA começar a precipitar na interface.

Resultado 

O DNA irá surgir na forma de uma “nuvem” na mistura. O DNA se formará na parte que separa as duas camadas ou fases. Com o palito é possível “pescar” o DNA, ou mesmo utilizando um bastão de vidro, pois o DNA se adere facilmente ao vidro.

Conclusão

Nesse experimento, as células são ‭ ‬lisadas‭ ‬ por esmagamento, libertando todo ‭ ‬o ‭ ‬conteúdo celular. Os íons positivos (Na+) do NaCl neutralizam a carga negativa do DNA. O laurel sulfato de sódio, presente no detergente, desestruturam as moléculas de lipídios presentes nas membranas. O DNA é insolúvel em álcool e deste modo se separa e devido sua menor densidade flutua na interfase da solução.


Fotografias

Figura 1 — Separação de DNA
Separação de DNA
Logística 1.
Figura 2
Logística 1.
Figura 3
Logística 1.

Trabalhos mais lidos