Publicado por:
Julia Amanda
ENZIMA CATALASE

João dantas Filgueiras

ENZIMA CATALASE

julia amanda

luana santiago

Orientador: Deus

Coorientador: Emily Lima

Introdução

A catalase é uma peroxidase, ou seja, uma enzima que faz parte do grupo de oxirredutases responsáveis por oxidar substratos orgânicos, e possui a função de degradação do peróxido de hidrogênio, que é uma molécula naturalmente formada em organismos vivos durante o metabolismo oxidativo. 

Figura 1 — catalase
catalase
istock.com

desenvolvimento

O teste experimental da catalase foi realizado com peróxido de hidrogênio (H2O2) sobre um pedaço de fígado bovino, que consiste na detecção da enzima catalase em bactérias. Esta enzima atua sobre a água oxigenada ( peróxido de hidrogênio 3 a 5%) desdobrando-a em oxigênio e água, e consequentemente protege as bactérias dos ataques com superoxidantes produzidas como defesa pelos leucócitos. Durante o processo de reação com a enzima catalase, o peróxido de hidrogênio atua como molécula receptora de elétrons, e essa reação é denominada peroxidação, sendo descrita pela equação: 


2H2O2+CATALASE>2H2O+O2(1)\displaystyle 2 H2O2+ CATALASE --> 2 H2O+ O2 \tag{1}

                                      METODOLOGIA

Figura 2
Emily Lima

Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais: 

  • Limão
  • Pepita de Pasteur
  • Fígado Bovino
  • Água Oxigenada (peróxido de hidrogênio H2O2)
  • Placa de Petri
  • Fita Medidora de PH

desenvolvimento

Imagem 1
Emily Lima
  1. Na primeira placa (de baixo para cima), podemos observar que a amostra de fígado bovino cru, foi adicionada algumas gotas de peróxido de hidrogênio, ela desintegra a enzima, desdobrando-a em oxigênio e água;
  2. Já a segunda placa, a amostra de fígado bovino cru foi adicionado o ácido (limão), e em seguida, o peróxido de hidrogênio;
  3. Na terceira placa, o fígado bovino cozido foi exposto a uma temperatura muito alta e a enzima sofreu desnaturação ( na desnaturação as ligações peptidicas não são quebradas), ou seja, ela perdeu sua conformidade e sua função mas as ligações  não se quebraram.

Conclusão

  • A taxa de reação do fígado cru sem o limão é 5 ( de 0 a 5), ou seja, possui muita catalase;
  • Já o fígado cru com o limão, 3;
  • E o fígado cozido, 1 porque a catalase foi desnaturada.

DESNATURAÇÃO = 

ocorre quando a proteína é desnaturada, pode ser por variação de Ph ou variação de temperatura. A proteína desnaturada perde sua função.

RENATURAÇÃO=

acontece quando a proteína tem a capacidade de voltar a sua forma inicial e exercer novamente as suas funções.

Referências

de SousaGiovanna metabolismo celular do peróxido de hidrogêniovizualização da ação da catalase a níveis microscópicosPERIODICOS UFC. CEARÁ, 20191 p. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/eu/article/view/57748#:~:text=A%20catalase%20%C3%A9%20uma%20peroxidase,vivos%20durante%20o%20metabolismo%20oxidativo.. Acesso em: 10 mai. 2021.

DINÂMICA CELULARPRÁTICA-8 ENZIMA CATALASEDINÂMICA CELULAR. FORTALEZA, 2017VIDEO AULA (04:33).

Introdução: TRABALOS FEITOSRELATÓRIO CATALASE E COAGULASEBlog Mettzer. Florianópolis, 20213 p. Disponível em: https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Relatorio-Catalase-e-Coagulase/1015189.html. Acesso em: 10 mai. 2021.

Trabalhos mais lidos