Publicado por:
Elisangela Ferreira da Silva

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Elisangela Ferreira da Silva

Relativismo Cultural E Etnocentrismo

Resumo

O trabalho fala sobre a perseguição dos judeus que gerou muitas mortes, e destruição para a população judaica. Ressalta também o nazismo e sua ideologia racista com os grupos indesejáveis da sociedade alemã e os próprios judeus que eram seu principal foco.

Keywords:

Keywords:

Introdução

Etnocentrismo é o ato de julgar a cultura do outro baseado na sua própria crenças, moral, leis, costumes e hábitos. O antropólogo britânico Edward Tyler (1832-1917) em seus estudos utilizava a corrente evolucionista que embasava a existência de cultura superior e inferior. O etnocentrismo ocorre por que nossa compreensão do que seria a existência, dificultando nossa capacidade de perceber a diferença como algo “normal”. Esse tipo de fenômeno está relacionado aos choques culturais, mas podem ser vistos cotidianamente em nossa própria cultura. Etnocentrismo afeta todas as pessoas, em todas as culturas do globo, em maior ou menor grau. Isso porque é muito “normal” julgarmos”etnocêntricamente” assuntos relacionados à política, à sexualidade, ao feminismo, à questão racial, às drogas, etc. Na melhor das hipóteses, o etnocêntrico irá considerar sua cultura como natural em relação às outras, tidas por ele como “anormais” e “absurdas”. Não há uma fórmula mágica que erradique de vez o etnocentrismo em toda uma sociedade, O incentivo ao estudo e o investimento em educação são as principais armas para combater-se, gradativamente, o preconceito enraizado na cultura de um povo.

O relativismo cultural é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe à categorização de culturas como “superior” ou “inferior”, é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo que é um termo desenvolvido pela antropologia que critica a leitura de mundo centrada na perspectiva e no modo de vida de um grupo social ou cultura. Que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência. Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos. O relativismo cultural foi uma perspectiva importante para os estudos dessa disciplina, sobretudo, por rechaçar o etnocentrismo e o positivismo.




Desenvolvido 

Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos pelos nazistas, pois o nazismo também conhecido como partido nacional socialismo era uma ideologia racista com o objetivo de eliminar grupos indesejáveis da sociedade alemã, tendo como prioridade os judeus. Paraíso os nazistas fizeram alegações falsas sobre a comunidade judaica para a população alemã sentir revolta e repudia os nazistas alegaram que os judeus teriam traído a Alemanha durante a primeira guerra Mundial, e que eram responsável pela miséria econômica da Alemanha no final dos anos 1920 a 1930. Segundo os cientistas atuais, essa superioridade da raça Arina foi foi comprovada que não é verdadeira, nunca existiu. Foi utilizada apenas para induzir a população alemã que eles eram superiores e para justificar suas medidas de extermínio, a raça Arina era considerada uma raça Nobre tarde todas as mentiras e traições. Muitas pessoas foram responsáveis pela concretização do Holocausto e da Solução Final.Entretanto, milhões de alemães e outros europeus também participaram da execução do Holocausto.Os alemães comuns também participaram do Holocausto de diversas formas. Alguns alemães aplaudiam quando os judeus eram espancados ou publicamente humilhados; outros denunciavam os judeus quando eles descumpriam às leis e regulamentos racistas. 

O Holocausto foi uma iniciativa nazista alemã que ocorreu em toda a área da Europa controlada pela Alemanha e pelos países do Eixo,Os judeus reagiram às restrições da vida nos guetos, Os guetos eram áreas de cidades ou aldeias onde os alemães invasores criaram e obrigaram os judeus a viver em condições de superlotação e insalubridade, Os alemães consideravam o estabelecimento dos guetos como uma medida provisória de controle e segregação dos judeus com uma série de tentativas de resistência. Os residentes freqüentemente se engajavam nas chamadas “atividades ilegais”,Muitas pessoas foram responsáveis pela concretização do Holocausto e da Solução Final.Entretanto, milhões de alemães e outros europeus também participaram da execução do Holocausto.Os alemães comuns também participaram do Holocausto de diversas formas. Alguns alemães aplaudiam quando os judeus eram espancados ou publicamente humilhados; outros denunciavam os judeus quando eles descumpriam às leis e regulamentos racistas.








1) Em que medida a perseguição aos judeus e a suposta superioridade da “raça ariana”, pregada pelo nazismo, revelam o fenômeno do etnocentrismo?

Bom, uma grande maioria dos judeus foram mortos pela raça Arina que era uma organização voltada a matar com todos aqueles que não condizia com seus posicionamento religioso, político, cultural e entre outros, por esse motivo a o Etnocêntrimo está bem claro quando falando dos nazistas e da raça arina falando um pouco dessa fama de superioridade, foi comprovado pelos cientistas atuais que foi nunca existiu tratava de uma mentira criada pela organização para gerar medo e um suposto respeito da população alemã.

2) Qual seria a melhor possibilidade de impedir manifestações etnocêntricas? Comente, em poucas palavras, a importância de medidas sociais que poderiam impossibilitar o advento de fenômenos como o Holocausto.

A melhor maneira de impedir as manifestações Etnocêntrica é através do conhecimento, procura saber mais sobre assunto estudando, para que as pessoas passem a ver a religião, a etnia, os povos e as culturas sem preconceito. claro que não é uma tarefa muito fácil pois uma grande maioria da população já se acostumou a ter esse pensamento e acaba achando isso normal e muitas vezes n enxerga como um preconceito. É importante falar sobre o holocausto pois aborda com bastante clareza o uso indevido do poder político para fins violentos a nível a  nacional resultando em muitas mortes de homem, mulheres e crianças inocentes. Segundo Eliasson declarou que "para evitar essa prática são necessários esforços em apoio à diversidade, tolerância e inclusão", então tinha uma maneira de nem ter começado essa distração em massa. 

Trabalhos mais lidos